Acerca de

card facebook cover.png
 

o projeto

h e t e r o l ó g i c a   é uma realização da Incubadora - Plataforma de co-criações. A Incubadora é o território que se estabelece pelo encontro de Camila Soares com Thiago Righi, um platô onde os artistas co-criam peças de dança, vídeo, música e fotografia.

h e t e r o l ó g i c a   é a contradição, o absurdo: a impossibilidade de pertencer à classe que se anuncia com o seu nome. É, também, a capacidade de escapar de si mesma para ser outra: quando algo significa uma qualidade que não pode ser atribuída a ela mesma. Ser heterológica pode ser o não habitar de si mesma, a não correspondência de enunciados, o estranhamento, o dissenso, o imprevisível. Ser heterológica é não habitar o óbvio, o evidente, mas percorrer um caminho de corpo que tem a vontade de inventar a si mesmo. A cada instante.

Mergulhados em um processo autogerador, onde as perguntas valiam mais do que as respostas, investiu-se em três frentes de atuação: a produção de uma videodança, a residência artística "práticas para sustentar a imprecisão", e um ebook (lançamento no segundo semestre de 2021)

   
Este projeto foi contemplado pelo edital ProAC 37/2020 "Produção e temporada de espetáculo de dança com apresentação online", da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, via Lei Aldir Blanc.

 

 

h e t e r o l ó g i c a   

h e t e r o l ó g i c a | CAMILA SOARES E THIAGO RIGHI 

 

Aquilo que significa; mas não pode ser atribuído. o habitar de si. a memória [imaginação]. o absurdo. o sabor do tempo. a [não] correspondência. [desacostumar] sensação de queda: o insólito. o descansar do tempo. entre labirintos, uma borboleta. onde estão seus olhos? onde estão meus olhos?

 

Ficha Técnica:

 

Concepção, direção e criação em dança: Camila Soares

Concepção, dança e trilha sonora original: Thiago Righi

Artistas colaboradores: Ana Clara Amaral, Eduardo Brasil, Melina Scialom, Marilia Coelho

Voz: Melina Scialom e Thiago Righi

Figurino: Teka Moran

Projeto gráfico: Vitor Iwasso

Realização: Incubadora - Plataforma de co-criações

Estreia: abril de 2021.

 

práticas para sustentar a imprecisão
residência artística - agosto/2021

 

De 16 a 27 de agosto de 2021 conduzimos uma residência artística para partilha e experimentação de questões de corpo-imagem-som que emergiram na criação do trabalho h e t e r o l ó g i c a. Ao longo de dez dias de práticas compartilhadas visitamos paisagens de corpo a partir de um entendimento expandido. Nos perguntamos a respeito da possibilidade de criar práticas para sustentar a imprecisão, e sobre como desacostumar os olhos, ouvidos e pele como ferramenta de criação. Os vídeos abaixo foram produzidos pelas pessoas que fizeram parte da residência.

cards037.png

futuro flutuante . processo de criação . movimento escreve também . pés indignados com a imobilidade . cadeira . desapego . sustentar a imprecisão . o silêncio é o espaço que ocupamos . corpo-território . desacelerar o tempo com palavras . poesia marginal . entre dois mundos . mente ativa . criar entre o corpo e o mundo . não é sonho . que corpo é esse? . momento de se reorganizar . corporeidade . conversar com o corpo . ação física . polifonia . habitar . engenharia reversa de clichês . mingau de concreto . beber água . trazer o tempo para dentro . tempo sinestésico . chegar de forma muito audível . dramaturgias . passeio noturno . como eu leio a outra pessoa? . o que eu ouço? . delicadeza . transformar cronologias . fazer escolha . tentativa de modelar algo tão preciso . a experiência do processo como algo revelador . identidade . escutar o que o olho está vendo . o contínuo a partir das rupturas . tão impreciso no corpo . entender o essencial . atravessamentos . transposição de olhares . parece até que eu danço . contradição . rastros improváveis

Agradecimentos: Andressa Hazboun, Belize, Bianca Sanches, Caroline Sobolewska de Lima Horvath, Ciely Bulhergahum, Francine Raquel Sanches Fernandes, Izabel Goudart, Jéssica Paladino, Jonatha Cruz, Laís Machado Ribeiro, Liane Roditi, Lidiane Marques, Magno Adelino Ribeiro Lorosa, Marília Fernanda Socio, Merlin Kern Sarubo, Pietro Sardella, Raulf Henrique Gomes Jatobá, Rodrigo Gil Alves de Toledo, Thalita Magalhães.

h e t e r o l ó g i c a [ uma documentação ]
e-book

h e t e r o l ó g i c a  [ uma documentação ] registra e abre o processo de criação do trabalho de videodança h e t e r o l ó g i c a , realizado em 2021 por Camila Soares e Thiago Righi, por meio da Incubadora - Plataforma de co-criações. Desde seu início o projeto tem se desdobrado em diversas materialidades e ambientes: temporada online, exibição presencial, a residência artística ~ Práticas para sustentar a imprecisão ~, e, por fim, uma documentação de processo pautada na escuta dos materiais e rastros deixados ao longo do trabalho.


A produção deste livro tem a intenção de partilhar os caminhos, os encontros, as descobertas, os documentos do processo criativo da videodança, chamando a atenção não apenas para os elementos que fizeram parte do percurso da composição da obra, mas também para a potência deles próprios se constituírem como um trabalho artístico em si. Não se trata de olhar para os rastros como vestígios de uma produção passada, mas de fruir o livro como um conjunto de elementos que se faz pertinente no agora e em sua singularidade.

O projeto gráfico tem o olhar cuidadoso do artista Vitor Iwasso, enquanto Sofia Neuparth deu vida à apresentação e Laura Vainer ao posfácio.

Este livro é uma contrapartida que integra o projeto financiado pelo edital ProAC 37/2020 "Produção e temporada de espetáculo de dança com apresentação online, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, com recursos da Lei Aldir Blanc.

Disponibilizamos, portanto, a versão e-book para download gratuito. Em sua versão impressa, com o objetivo de amplificar as possibilidades de acesso e encontro com a obra, o livro será destinado a espaços multiplicadores, tais quais bibliotecas de centros culturais, centros de formação em artes e bibliotecas públicas, comunitárias e universitárias na cidade de São Paulo e no interior paulista.

capa livro heterológica.png

download e-book
     (gratuito)